segunda-feira, 28 de novembro de 2011

TELESCÓPIO

Como ferramenta essencial da astronomia, o telescópio expandiu o nosso conhecimento do Universo.

Inventado no início do século XVII e batizado pelo matemático grego Giovanni Demisiani em 1611, o telescópio ajudou a expandir a visão humana na Terra e, graças ao trabalho do astrónomo lendário Galileu·Galilei, também no espaço. A sua influência até aos dias de hoje é bastante importante, sendo o telescópio usado numa variedade de aplicações e disciplinas, desde a observação de estrelas amadora à análise intergaláctica do telescópio espacial Hubble, da NASA. Galileu fez este comentário muito famoso acerca do telescópio: "Eis que o vosso caro amigo e servo Galileu tem estado irremediavelmente cego este último mês; para que este céu, esta terra, este universo, que eu pelas minhas maravilhosas descobertas e claras demonstrações expandi cem mil vezes para lá da crença dos sábios de outros tempos, seja doravante para mim reduzido ao pequeno espaço ocupado pelas minhas próprias sensações corporais."
o entanto, o crédito do design dos telescópios astronómicos modernos vai para o polímata inglês Isaac Newton, que, em 1668, inventou o primeiro telescópio com sistema refletor inteiramente funcional do mundo.
O primeiro refletor de Newton usava uma série de espelhos curvos para juntar a luz transmitida e devolvê-Ia por um caminho ótico até ao ponto de foco, diretamente visível Pelo utilizador do telescópio através de um monóculo.
ISAAC NEWTON
considerado o inventor do telescópio Refletor, Isaac Newton foi um investigador pioneiro no campo da ótica e astronomia durante toda a vida realizando várias palestras,  escrevendo livros e apresentando modelos funcionais à Royal Society de Inglaterra. Através da sua invenção e do seu trabalho no campo da ótica da astronomia, Newton definiu o curso que os seguintes modelos de telescópio seguiram e a forma como os astrónomos os utilizam até aos dias de hoje.
Quero saber n.º15

Sem comentários:

Enviar um comentário