domingo, 27 de novembro de 2011

Telefone

TELEFONE – a invenção que mudou  as comunicações
Na década de 1870, Alexander Graham Bell e Elisha Gray desenvolveram ambos um dispositivo capaz transmitir voz por meio eletrónico: o telefone. Surpreendentemente, ambos terminaram respetivos modelos a apenas horas um do outro, e correram para o instituto de patentes para registarem a sua invenção como a original.
No fim, Bell chegou primeiro, sendo hoje creditado la invenção, embora Gray tenha desafiado essa afirmação durante bastante tempo.
Em 1876, Bell concebeu um método de falar por via elétrica, que comercializou como telefone. A sua invenção teve muito mais sucesso que as tentativas de outras pessoas de criar aparelhos semelhantes, pelo que acabou por ser consagrado como o verdadeiro inventor do telefone - o que se deveu, em parte, à sua experiência anterior com o teIégrafo, um sistema elétrico com fios semelhante o telefone. O protótipo de "telégrafo harmónico" de Bell mostrou que os sons de tons diferentes podiam ser enviados através de telégrafo - a base do seu trabalho com o telefone. As suas primeiras palavras ao telefone foram pronunciadas no dia 10          de março de 1876, ao assistente Thomas A. Watson: "Sr. Watson, venha cá, preciso de si aqui."
ALVO · DE DISPUTA
Antonio Meucci também afirmou ser o verdadeiro inventor do telefone. Nascido em Itália, Meucci emigrou para os EUA em 1850, aos 42 anos de idade, com a mulher. Com ele levou a sua invenção, o dispositivo de "telefonia". Meucci registou um sinal de patente (mais barato que uma patente real) em 1871, mas não pôde fazer uma patente  verdadeira. Em 1874 não renovou sinal e, dois anos depois, Bell emergiu com a sua própria patente de telefone. Meucci levou a disputa a tribunal, mas faleceu antes de os procedimentos estarem completos.

Sem comentários:

Enviar um comentário