quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Boomerangs

Os boomerangs têm a particularidade de poderem ser atirados a grande distância e de regressarem ao local de onde partiram. Os habitantes da Austrália chegam a atirá-los a cerca de cem metros de distância e a quarenta e cinco metros de altura, com cinco círculos completos. Os que não voltam para trás, e que são mais práticos para a caça, podem ser atirados até uma distância de cento e sessenta metros.
O boomerang normal tem a forma de uma banana dobrada.
Será essencial ter essa forma?
Pode-se fazer boomerangs coma forma de um X ou de um Y?
A maior parte dos boomerangs estão concebidos para serem atirados com a mão direita. Qual é a diferença entre estes e os boomerangs que se atiram com a mão esquerda?
Por que é que um boomerang com qualquer formato volta para trás?
Por que é que descreve um trajetória fechada?
Finalmente, de que forma é que o percurso depende da orientação do boomerang no momento em que sai da mão do atirador?
O boomerang que se atira com a mão direita é lançado de num plano vertical, de modo que gira em torno de um eixo horizontal. Visto que se trata de um lado aerodinâmico, atua nele um força de elevação lateral, e essa força é maior na metade superior do que na metade inferior, porque a metade superior roda no mesmo sentido em que segue o boomerang, enquanto que a metade inferior roda no sentido oposto. Portanto, atua um momento que procura inclinar o boomerang, mas, em vez disso, ele inflete para a esquerda e mantém-se vertical. Pode mesmo descrever um círculo completo durante o voo, se a infleção para tal for suficiente.


Sem comentários:

Enviar um comentário