quarta-feira, 29 de junho de 2011

Cálcário

Como se forma o cálcário irritante que encontramos em alguns electrodomésticos?

O calcário é formado por resíduos minerais deixados por água dura nas superfícies com as quais entra em contacto. O processo tem origem na água da chuva, que é naturalmente pouco dura. Contudo, ao correr sobre rochas calcárias, absorve minerais como o carbonato de cálcio (CaCO3), ganhando um conteúdo altamente mineral, tornando-se água dura.
Se essa água for aquecida a mais de 55ºC, quando se ferve uma chaleira, por exemplo, os minerais solidificam enquanto a água evapora. O revestimento branco que fica, visto com frequência noutros electrodomésticos, como nas resistências das máquinas de lavar, é conhecido como calcário. O método de prevenção mais comum é substituir o calcário da água por sódio, que se mantém dissolvido mesmo a temperatura elevadas e não deixa resíduos. 



2 comentários:

  1. Conceição Ferreira, parabéns pelo blog, gostaria de saber se pode me ajudar.

    Para descalcificar pequenas caldeiras, existem produtos chamados descalcificadores.

    Aqui no Brasil utiliza-se um produto natural, acido Cítrico é encontrado na forma cristalizado basta dissolver em aguá e fazer o processo.

    Este processo é lento os produtos específicos são mais rápidos e eficientes.

    Existe a possibilidade de aditivar alguma substancia ao acido cítrico para melhorar seu desempenho.

    Obrigado

    e-mail rhnascimento@yahoo.com.br

    ResponderEliminar
  2. Obrigada!
    O calcário, como deve saber, reage facilmente com ácidos, no entanto o ácido cítrico é um ácido fraco. O aumento da concentração desse ácido faz aumentar a velocidade das reações químicas, mas também me diz que faz a diluição em pouca água.
    Claro que existem ácidos mais fortes, que atuam mais eficazmente no combate ao calcário, mas são muito poluentes.
    Desconheço um catalisador adequado a esta situação, que possa aumentar a velocidade da reação química. Talvez seja possível acelerar este processo através da presença de iões comuns, mas que também não será a melhor opção a nível ecológico.
    Irei, com mais tempo, pensar na questão e se chegar a uma solução viável depois informo-o.

    ResponderEliminar