O telescópio espacial Kepler, da NASA, descobriu um planeta parecido com o nosso na zona habitável de um sistema solar distante.
A missão Kepler, da NASA, confirmou a existência de um planeta semelhante à Terra na zona habitável de um sistema solar a 600 anos-luz do nosso. De nome Kepler-22b, tem aproximadamente 2,4 vezes o raio da Terra e descreve uma órbita de 290 dias em torno de uma estrela que, apesar de mais pequena que o Sol, é do mesmo tipo G. O Kepler-22b parece estar situado no ponto ideal em que é possível existir água líquida, essencial às formas de vida que conhecemos.
A missão Kepler descobre planetas e candidatos a planetas medindo as suas atenuações no brilho de mais de 150 mil estrelas para procurar planetas que passem em frente delas, sendo precisas três passagens para verificar o sinal.
Até agora, a missão já identificou 54 candidatos a planetas em zonas habitáveis, sendo o Kepler-22b a primeiro confirmado oficialmente. A propósito esta confirmação, William Borucki, investigador chefe do Kepler no NASA Ames Research Center, anunciou que o "primeiro trânsito foi captado apenas três dias após termos declarado o telescópio operacional. Tivemos muita sorte".
"Este é um grande passo no sentido de encontrarmos um 'gémeo' da Terra", afirmou Douglas Hudgins, cientista do programa Kepler na sede da NASA, lm Washington. "Os resultados da Kepler continuam a demonstrar a importância das missões científicas da NASA, que pretendem responder às grandes questões acerca do nosso lugar no Universo", adiantou Hudgins.
Fonte: QUERO SABER Nº 17
Sem comentários:
Enviar um comentário