domingo, 8 de janeiro de 2012

Colisão de galáxias

As duas galáxias em colisão que se assemelham a um sinal de pontuação 

A imagem mostra a galáxia VV340 Norte sobre a VV340Sul- coletivamente conhecidas como VV 340 (ou Arp 302) - com a primeira a ser captada de lado e segunda de frente. Por coincidência, a imagem resultante das duas galáxias, que estão a cerca e 450 milhões de anos-luz da Terra, assemelha-se um ponto de exclamação, devido ao posicionamento das duas galáxias em relação a nós.
A VV 340 Norte é classificada como uma galáxia luminosa no infravermelho (LIRG, na sigla inglesa) devido à grande quantidade de luz que emite.
· a verdade, as LIRG emitem energia centenas de vezes mais depressa que as galáxias típicas, como a nossa Via Láctea. É provável que um buraco negro supermassivo - uma singularidade densa com uma massa superior a um milhão de sóis - seja a fonte de energia no centro da VV340 Norte, bem como de outras LIRG.
A maioria das emissões óticas ultravioletas e de curto comprimento de onda do par de galáxias vêm da VV340 Sul, sugerindo que esta deverá conter muito mais novas estrelas em formação ativa do que a VV340 Norte, que contém estrelas muito mais velhas. Assim, a colisão destas duas galáxias daqui a alguns milhões de anos resultará em algo como a fusão entre uma galáxia jovem e uma antiga, sendo provável que a galáxia mais velha saia "vencedora" devido à sua maior massa.
Fonte: Quero Saber n.º16

Sem comentários:

Enviar um comentário