domingo, 11 de maio de 2014

A ciência explica...



Numa das minhas aulas, enquanto explicava as estações do ano, lembrei-me de perguntar aos meus alunos se conheciam o provérbio, que muitas vezes ouvi a minha mãe dizer, "pelo Natal, têm os dias um saltinho de pardal". Ninguém conhecia o provérbio, então resolvi criar um novo espaço no meu blogue que explique cientificamente a sabedoria popular.

As estações do ano devem-se ao movimento de translação da Terra(1) e à inclinação do seu eixo(2). A 20 ou 21 de dezembro ocorre o solstício de dezembro, dizemos que começa o inverno. Neste dia temos o dia(3) mais curto do ano, ou seja, temos menos horas com luz solar. A partir deste dia o tempo de permanência do Sol acima do horizonte aumenta até ao solstício de junho.
O dia 25 de dezembro é uma data importante, todos sabemos que é o dia de Natal (é uma data próxima do dia em que se deu o solstício de dezembro), nesta altura, já se consegue notar que o tempo com luz solar é maior, apesar de não se notar muito (saltinho de pardal).

(1) Movimento que a Terra descreve à volta do Sol.

(2) O eixo da Terra faz, aproximadamente, um ângulo de 23,50 com a perpendicular ao plano da órbita em torno do Sol e aponta sempre na mesma direção. Por isso, a Terra, no seu movimento orbital, não é iluminada de igual modo pelo Sol  nos dois hemisférios.

(3) Tempo de permanência do Sol acima do horizonte.

Sem comentários:

Enviar um comentário