domingo, 30 de outubro de 2011

O som do giz

Por que é que, ao segurar-se de modo incorreto, o giz emite um chiar desagradável? Por que motivo é importante a orientação do giz, e qual é a causa desse ruído?
Por que é que certas portas chiam?
Por que razão chiam os pneus de um automóvel a efectuar um arranque súbito depois de estar completamente parado?
O chiar que se ouve nas várias situações descritas resulta de um processo de "fixação e escorregamento". Por exemplo, o giz que se segura incorretamente começa por se fixar no quadro mas, ao ser inclinado, desliza subitamente e, tocando intermitentemente no quadro, começa a vibrar e a produzir esse chiar. Quando as vibrações diminuem, aumenta o atrito entre o giz e o quadro, até que o giz volta a fixar-se novamente.


domingo, 23 de outubro de 2011

A Importância dos compostos iónicos


Algumas aplicações do:
Ecloreto de sódio (NaCl);
E carbonato de cálcio (CaCO3);
Ehidróxido de sódio (NaHO);
Esulfato de potássio (K2SO4);
E fosfato de cálcio [Ca3(PO4)2];
E fosfato de amónio [(NH4)3PO4];
Enitrato de sódio (NaNO3);
Esulfato de amónio [(NH4)2SO4]

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Molho em grânulos e a química

O molho de carne em grânulos é comum em vários países porque permite obter um preparado cremoso em poucos minutos.
A qualidade espessante da fécula de batata e da farinha de trigo junta-se aos itensificadores de sabor para criar o paladar e a textura do molho de carne feito de raiz, em muito menos tempo.

Eu cá prefiro o molho feito tradicionalmente....
Quero Saber n.º13


domingo, 9 de outubro de 2011

Perguntas com respostas

Do que é que eu sou feito?

Todos nós podemos ser comparados a um saco quase cheio de água. Setenta por cento do nosso corpo é constituído por água. Como a água (H2O) é constituída por átomos de hidrogénio (H) e oxigénio (O), podemos dizer que nós somos feitos destes dois elementos. É claro que existem outros elementos no nosso corpo, tais como o carbono (C), o azoto (N), o fósforo (P), etc.
Ao todo, no nosso corpo estão presentes mais de 60 elementos químicos diferentes. O elemento predominante é o oxigénio e uma pessoa com 70 Kg terá 43 Kg de oxigénio (O) no seu corpo, 16 Kg de carbono (C), 7 Kg de hidrogénio (H), 1,8 Kg de azoto (N) e 1,0 Kg de cálcio (Ca). Estes são os cinco elementos que no nosso corpo são mais predominantes.
À medida que vai percorrendo a lista de elementos que constituem o nosso corpo, estes começam a ser mais raros. O último elemento é o Tungsténio (W) (20 microgramas), apesar de o vanádio (V) do tório (Th), o urânio (U), o samário (Sm) e o berílio (Be) estarem presentes em quantidades um pouco superiores.
Por outro lado, os átomos destes elementos são constituídos apenas por três partículas, protões, neutrões e eletrões, o que significa que, se dissermos que somos formados por apenas estas três partículas, esta resposta também está correta. Mas se quiser ser mais preciso, lembre-se que experiências científicas comprovaram que os protões e neutrões são constituídos por partículas mais pequenas: as chamadas quarks.
Talvez um dia venhamos a descobrir que os quarks e os eletrões são constituídos por algo ainda mais pequeno; e então teremos uma nova respostas para a pergunta. Por agora, as experiências científicas indicam que os quarks são as partículas mais pequenas de que temos conhecimento. Portanto se não quiser imaginar-se como sendo um saco quase cheio de água, imagine-se como sendo uma montanha de quarks.

domingo, 2 de outubro de 2011

Os cheiros - Como sentimos os odores?


O cheiro é causado pela deteção de compostos químicos volatilizados (moléculas evaporadas) na atmosfera, orgânicos ou não, pelos neurónios situados no epitélio olfativo - uma pequena zona do tecido localizada no fundo das cavidades nasais humanas.
Os neurónios recetores do epitélio olfativo funcionam como células sensoriais, produzindo sinais elétricos quando é detetado um odor. Quando é atingido um certo nível de estímulo, os sinais enviam essa informação ao bolbo e córtex olfativos - parte do sistema límbico humano (conjunto de estruturas que formam o limite interior do cortéx cerebral) - para ser processada.O odor é decifrado, guardando e comparando a informação dos compostos químicos votalizados com outros odores e experiências passadas.
QUERO SABER N.º 13