Do que é que eu sou feito?
Todos nós podemos ser comparados a um saco quase cheio de água. Setenta por cento do nosso corpo é constituído por água. Como a água (H2O) é constituída por átomos de hidrogénio (H) e oxigénio (O), podemos dizer que nós somos feitos destes dois elementos. É claro que existem outros elementos no nosso corpo, tais como o carbono (C), o azoto (N), o fósforo (P), etc.
Ao todo, no nosso corpo estão presentes mais de 60 elementos químicos diferentes. O elemento predominante é o oxigénio e uma pessoa com 70 Kg terá 43 Kg de oxigénio (O) no seu corpo, 16 Kg de carbono (C), 7 Kg de hidrogénio (H), 1,8 Kg de azoto (N) e 1,0 Kg de cálcio (Ca). Estes são os cinco elementos que no nosso corpo são mais predominantes.
À medida que vai percorrendo a lista de elementos que constituem o nosso corpo, estes começam a ser mais raros. O último elemento é o Tungsténio (W) (20 microgramas), apesar de o vanádio (V) do tório (Th), o urânio (U), o samário (Sm) e o berílio (Be) estarem presentes em quantidades um pouco superiores.
Por outro lado, os átomos destes elementos são constituídos apenas por três partículas, protões, neutrões e eletrões, o que significa que, se dissermos que somos formados por apenas estas três partículas, esta resposta também está correta. Mas se quiser ser mais preciso, lembre-se que experiências científicas comprovaram que os protões e neutrões são constituídos por partículas mais pequenas: as chamadas quarks.
Talvez um dia venhamos a descobrir que os quarks e os eletrões são constituídos por algo ainda mais pequeno; e então teremos uma nova respostas para a pergunta. Por agora, as experiências científicas indicam que os quarks são as partículas mais pequenas de que temos conhecimento. Portanto se não quiser imaginar-se como sendo um saco quase cheio de água, imagine-se como sendo uma montanha de quarks.