segunda-feira, 8 de julho de 2013

Veículos movidos a gás natural

Irá o gás natural substituir a gasolina e o gasóleo?
Os veículos a gás natural (VGN) funcionam com gás natural comprimido ou liquefeito, que é uma fonte energética mais limpa.
O gás natural comprimido (GNC) é produzido comprimindo o gás para menos de 1% de volume que ocupa à pressão atmosférica normal. É armazenado em recipientes altamente pressurizados (geralmente de metal) a uma pressão de 176 a 253 kg/cmde onde é distribuído para o motor. Os recipientes são tipicamente instalados na mala do carro ou sob o assento traseiro.
Em contraste, o gás natural liquefeito (GNL) é produzido passando gás natural para o estado líquido através de um processo que envolve remover água ou petróleo, antes de arrefecer o gás. O processo de arrefecimento culmina numa forma líquida purificada de gás natural, que é aproximadamente 2 vezes mais densa do que o GNC. O GNL pode depois ser armazenado em recipientes a pressão relativamente baixa (4,9 a 10,5 kg/cm2) e integrado no veículo de forma similar. Importa referir que, sendo o GNL liquefeito, antes da combustão no motor, tem primeiro que ser reconvertido em gás através de um vaporizador.
No geral, o VGN estão a tornar-se mais comuns, mas ambos apresentam emissões mais "verdes" face aos veículos movidos a gasolina e a gasóleo.
Li aqui: Revista QUERO SABER, nº28


Sem comentários:

Enviar um comentário