As jantes de liga leve não têm qualquer efeito no desempenho do carro. São utilizadas simplesmente porque são leves e resistentes. A liga metálica é mais leve e as rodas pesam muito menos do que uma roda de metal com o mesmo tamanho. Uma vez que a jantes são mais leves, outras partes do carro podem ser remodeladas fazendo com que o peso global do carro se mantenha. Por exemplo, uma vez que o peso do veículo se mantém, o habitáculo pode ser ampliado para que o carro seja mais espaçoso.
Este aspeto é importante no que toca à execução das curvas. Se o carro for muito leve, o carro tem menos aderência. Se o carro for pesado então torna-se mais lento. No entanto, dado que a utilização das jantes de liga leve permite aumentar o peso de outros componentes, não faz qualquer diferença. As jantes de liga leve também são usadas por uma questão de desing mas não afetam o desempenho do carro.
Como se aumenta a estabilidade de um veículo?
A Física explica....
O equilíbrio de corpos apoiados é tanto mais estável quanto:
- mais baixo estiver o centro de gravidade;
- maior for o peso do corpo;
- maior for a área de base de apoio;
- menor for a altura do corpo.
Por esse motivo temos os carros de fórmula um com o seguinte aspeto.
Mas para um carro atingir altas velocidades é necessário reduzir as forças de atrito. Os carros de fórmula 1 apresentam formas aerodinâmicas para reduzir o atrito devido às superfícies de contacto com o ar.