terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Caminhar na praia

Velocidade do som

Por que motivo quando estamos deitados na praia, com o ouvido encostado à areia, ouvimos melhor os sons dos passos?
O som é uma onda mecânica, pelo que necessita de um meio material para se propagar: não se propaga no vazio. A velocidade de propagação difere consoante o meio de propagação do som.
De uma forma geral, a propagação das ondas sonoras é mais rápida nos sólidos do que nos líquidos, sendo mais rápida nestes do que nos gases. Por esta razão ouvimos melhor os passos, porque a areia encontra-se no estado sólido.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

12 novas certezas da Ciência

A revista VISÃO n.º 978 de 1 de dezembro apresentou 12 "certezas" que os cientistas dos nossos dias dão como ultrapassadas. Veja os mitos e os factos sobre os dinossauros, o Homem, os ET´s, o Universo, as epidemias, o genoma, os oceanos e a longevidade.






terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A primeira Bateria elétrica

Como a invenção da pilha voltaica prenunciou uma nova era de dispositivos eletrónicos
O físico italiano Alessandro Giuseppe Volta inventou a pilha voltaica em 1800, composta por uma série de células empilhadas. Cada célula era constituída por um disco de prata ou cobre, um disco de cartão ou tecido encharcado em salmoura e um disco de zinco. Para ganhar um nível de tensão mais alto, mais células eram adicionadas.
O disco de cobre funciona como cátodo (terminal +), a salmoura é eletrólito e o disco de zinco serve de ânodo (terminal -). Ao ligar os fios de cobre ao topo e à base da pilha de células, completa-se um circuito eléctrico que provoca uma reação química que liberta eletrões do ânodo, que são absorvidos pelo cátodo. Este produz um fluxo de 1,1 V de eletricidade a partir de cada célula da pilha.
A pilha voltaica foi a primeira bateria a produzir uma fonte constante de eletricidade, que permitiu e inspirou muitas novas descobertas e invenções elétricas.
Quero Saber n.º17





segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Perguntas com respostas

Porque é que o céu não cai?
A atmosfera é um gás e os gases podem ser esmagados, portanto, porque é que a gravidade não puxa todo o ar para baixo, para a crosta terrestre, de modo que a atmosfera tenha alguns metros de espessura?
O ar mantém-se no seu lugar devido ao movimento das moléculas que o formam. Nos sólidos as moléculas movem-se pouco, nos líquidos movem-se um pouco mais e nos gases movem-se bastante. Todo este movimento combate a gravidade que exerce a sua pressão e puxa os gases para o solo. A gravidade é suficientemente forte para impedir que o ar se escape para os espaço mas não é suficientemente forte para anular o movimento das moléculas.



A NOSSA GALÁXIA

QUERO SABER N.º17

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Porque é que o calor faz inchar as coisas?

Se aquecer parte de um líquido (ou um gás) de forma a que fique mais quente do que o restante, o volume aumenta. Este fenómeno ocorre porque toda a matéria é formada por átomos e quando aquece a matéria está a dar mais energia aos átomos que a formam: em consequência, a densidade da matéria aquecida é menor. Quando recebem mais energia, os átomos vibram mais e o seu volume aumenta. Imagine esta situação: você e os seus amigos saltitam alegremente no ginásio. Quanto mais se mexem, mais espaço ocupam. O mesmo sucede no caso dos átomos. Portanto, embora os átomos tenham a mesma massa, o volume aumenta e a densidade diminui. A matéria menos densa aumenta.